sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Escavadeira Hibrida? Veja como funciona

Você já deve ter visto a inscrição Hybrid nas escavadeiras novas da Komatsu, pois é a Komatsu é a pioneira neste segmento, Oque significa isso?

A palavra Hybrid em inglês significa hibrida, ou misturada, numa tradução simples, na verdade é uma mistura, mistura de tipos de combustível, ela tem um motor a diesel como qualquer escavadeira, mas também tem um motor elétrico. O motor elétrico trabalha no auxilio do movimento de giro.

Como isso funciona,

Composto por um motor elétrico de giro, um motor gerador elétrico, capacitores e motor diesel.
O primeiro componente substitui o motor hidráulico para realizar o giro da máquina e, quando esse giro entra em processo de desaceleração, a energia dissipada é armazenada em bancos de capacitores na forma de energia elétrica. No momento que o operador acelera o equipamento, essa energia é adicionada à fornecida pelo sistema a diesel, por meio do motor gerador. Com isso, o motor diesel sempre trabalha em faixas de rotação mais baixas, proporcionando alta eficiência e baixo consumo de combustível.

No caso da Komatsu, por exemplo, a pioneira no desenvolvimento e na oferta em escala comercial de escavadeiras com motorização diesel/elétrica, os primeiros levantamentos apontaram uma redução de 25% no consumo de diesel, o que também resultou em menor emissão de poluentes. Nas operações que exigiam o giro da máquina com maior frequência, contudo, a economia de combustível chegou a 41%.





Monitoramento da disponibilidade de energia no painel


Motor e o freio do giro possibilitam o acumulo de energia e o seu uso imediato